Se você acessou sua carteira e identificou ativos com exclamação vermelha ou avisos no APP informando que você tem Ajustes a fazer, há dois cenários em que geralmente isso pode ocorrer:
- Você provavelmente tem negociações efetuadas num período anterior a nov/2019.
Isso ocorre, porque a sincronização com a B3, importa suas negociações a partir de 01/11/2019, então, todas as operações que efetuou antes dessa data, precisarão de ajuste manual, uma vez que, a data e o preço de custo de origem do lançamento não são compartilhados;
- Quando há alguma operação em sua custódia lançada de maneira errônea, seja por boleta manual ou por um erro na importação do ativo.
Atualmente, o processo de sincronização da B3, faz uma conferência diária de suas posições com a carteira do TradeMap e ao identificar uma quantidade incorreta de cotas, se essa diferença não constar em suas negociações, é lançado a operação de ajuste como uma medida paliativa para ajustar a posição em sua carteira.
Exemplo:
Vamos supor que você fez uma compra de 10 quantidades de PETR4 dia 10/10/2019, nunca mais negociou o ativo e conectou a B3 aqui no TradeMap. Devido a limitação histórica de operações da B3, não vamos ter acesso as movimentações de compra/venda dessa operação em especifico, mas sabemos de forma consolidada que houve alguma movimentação de 10 quantidades para o ativo PETR4.
Sendo assim, vamos fazer um lançamento de ajuste de 10 quantidades de PETR4 no seu extrato. Enquanto você não ajustar essa operação, sua rentabilidade e preço de custo podem ser impactados.
Exemplo de operação de ajuste, via portal:
Clique aqui para entender como ajustar essas operações via Portal Web.
Ajustes via App
Como eu acesso os ajustes de carteira via APP?
Clique no aviso na seção "Meus Ativos" e escolha o ativo que deseja editar.
O que posso fazer na tela de ajustes de carteira?
Nesta tela, você pode ler alguns dos motivos pelos quais esse ajuste apareceu. Queremos destacar alguns pontos adicionais:
Conexão B3 e Correção Automática: Se sua carteira está conectada à B3 e com a correção automática de carteira ativa, provavelmente é por isso que você vê os ajustes.
Facilidade na Identificação de Erros: Criamos esta tela para facilitar a identificação de erros na sua posição. Lembre-se de que, se você já tem o B3i conectado, não precisa controlar sua carteira manualmente para ativos negociados em bolsa, como renda variável, FIIs, BDRs, ETFs e Tesouro Direto.
Exemplo de Lançamento Manual
Se você fez um lançamento manual por não saber dessa regra, você tem algumas opções:
- Remover a operação manual;
- Editar a operação através desta tela.
Exemplo de Conciliação de Custódia
Se você tem operações que foram importadas através da conciliação de custódia, esse processo importa sua posição consolidada. Para manter o histórico das suas movimentações, é preciso editar aqui.
Segue um passo a passo de como fazer isso:
- Acesse a seção "Meus Ativos"
- Clique no aviso referente ao ajuste
- Escolha o ativo que deseja editar
- Faça as edições necessárias para corrigir sua posição
Neste print, estamos ajustando a operação de WBX/BRL. A data exibida não corresponde à data real em que a operação foi realizada, por isso estarei editando-a. Neste exemplo, apenas uma operação foi feita; se houvesse mais operações, poderíamos dividi-las em várias partes:
Pronto, agora é só salvar e acompanhar o processo de atualização da carteira, temos uma aviso que será exibido e ao fim da atualização ele irá sumir:
Se ainda precisar saber mais sobre os ativos integrados pela conexão B3, acesse aqui.
Se você está utilizando o B3i e deseja saber se é possível lançar manualmente seus ativos, leia mais aqui.
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